O design modular desenvolvido pelos estudantes do Departamento de Ciências da Arquitetura da Universidad Ryerson propõe um espaço público para sentar e relaxar que funciona como uma extensão da calçada, apropriando-se e outorgando um novo significado às vagas de estacionamento na ruas de Toronto.
O projeto, uma forma ondulada natural, é construído por uma série de módulos de madeira de Accoya, que permitem um fácil armazenamento, reutilização e reconfiguração.
Descrição dos autores. À medida que Toronto segue transformando-se, isso também acontece com suas ruas. O aumento da demanda das vizinhanças amigáveis para os pedestres despertou a criatividade dos urbanistas e projetistas para pensar fora da caixa. Como resultado, os espaços tradicionalmente alocados para estacionamento podem agora ter um novo significado.
Isso levou ao conceito dos Parklets: uma comodidade pública que incorpora o assento para atuar como uma extensão da calçada.
Toronto Parklet 2017 representa uma das primeiras vezes que o design e a função se encontraram com sucesso nas ruas de Toronto. O design foi desenvolvido por estudantes do Departamento de Ciências da Arquitetura da Universidade Ryerson.
O design inclui a madeira Accoya, que produz ondas em uma elegante maneira de ponta a ponta. A madeira Accoya foi escolhida devido à sua capacidade de repelir a água, juntamente com sua força e fibras elegantes. Para alcançar essa forma ondulante natural, cada pedaço de madeira foi arredondado de forma côncava e convexa e, em seguida, unidas de lado a lado para formar camadas.
O Parklet foi projetado em módulos de 50 cm, permitindo fácil armazenamento, reutilização e reconfiguração. O resultado é um espaço acolhedor para os pedestres, onde podem sentar-se, relaxar e apreciar a comida ou o tempo.
Toronto Parklet se encaixa perfeitamente na Elm Street, seus LEDs brilhantes e material leve combinam as árvores suavemente iluminadas que bordeiam a calçada.
Olhando para o futuro, pretende ser um bloco de construção e inspiração para futuros Parklets.
Equipe da Universidad de Ryerson: Joana Benin, John Benner, Jason Glionna, Gregorio Jimenez, Marissa Liu, Tess Macpherson, Diana Sobaszek
Voluntários Universidad de Ryerson: Frank Bowen, Luisa Gonzalez, Matthew Mceachern, Jason Ramelson, Jonathan Santaguida, Jordan So, Jigar Solanki
Equipe do Ateliê Universidad de Ryerson: Batoul Al, Zeenah Ali, Rutuja Atre, Ysabel Arboleda, Martina Cepic, Veronika Cherkasova, Stephen Chun, Patricia Diaz, Habiba Elmi, Tanya Estrina, Karen Fang, Shengnan Gao, Kimberly Grovu, Julie Guevera, Julia Gurevich, Diana Hyun, Rija Khan, Katherine Jones, Sena Kaska, Jasper Leung, Semeen Mahbub, Farah Majdoub, Rachel Mcgee, Adriana Menghi, Monika Mitic, Eric Siegfriedt, Jeannette Wehbeh, Agnes Yuen
Fotografias: Zeenah Mohammed Ali